Missão,Visão e Valores

           Missão

A Universidade de Itaúna, visando ao seu compromisso com os interesses sociais e ao cumprimento integral das suas finalidades estatutárias, assume como missão gerar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, incentivando a permanente formação de indivíduos críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com a sociedade.

          Visão

Consolidar-se como Instituição de educação superior nacional e internacionalmente reconhecida, como centro de excelência na produção e transmissão de conhecimentos e na prestação de serviços à comunidade.

          Valores

Para cumprir sua missão e finalidades, as ações da Universidade de Itaúna são orientadas por princípios que caracterizam sua crença sobre as necessidades do ser humano, destacando-se os seguintes valores:

·    O critério preventivo;

·    O ambiente educativo;

·    As forças interiores; e

·    A relação pessoal.

O critério preventivo procura encaminhar as possibilidades para experiências positivas de forma a prevenir as experiências deformantes, ajudando a viver em plenitude as aspirações, os dinamismos e impulsos.

 O ambiente educativo deve ser acolhedor, no qual os educandos possam  encontrar uma convivência alegre e produtiva. Os relacionamentos devem ser marcados pela confiança, pelo trabalho e pelo cumprimento do dever. As expressões livres e múltiplas do protagonismo devem acontecer com tranquilidade.

As forças interiores, previstas como estratégia educativa, prevêem que a razão  e o amor educativo sejam os seus sustentáculos. É importante o sentido do bom senso, da flexibilidade e da persuasão inerentes a cada ser humano.

A relação pessoal se baseia na valorização e respeito constantes do patrimônio individual e da acolhida incondicional do educando. Procura sempre o diálogo, incansavelmente, e demonstra sua confiança no ser humano, assim como a oferta personalizada de propostas educativas.

Pode-se afirmar, portanto, que a Universidade de Itaúna  tem como valor maior a busca da eficiência e da qualidade por intermédio de conteúdos significativos. Nesse processo, oferece instrução e privilegia o educando, nele despertando o senso analítico-crítico dos fenômenos culturais. Interage educativamente e procura superar didáticas repetitivas, orientando para um projeto de vida com visão humanística  e atualização permanente.