Enade

A Universidade de Itaúna disponibiliza o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para apoio ao aprendizado dos conteúdos do ENADE

 


Clique para acessar

 

ENADE: O QUE É?

O ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes foi criado em 2004 através da Lei n. 10.861, sendo componente curricular obrigatório, devendo ser inscrita no histórico escolar do estudante.

 

QUAL O SEU OBJETIVO?

Tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

 

POR QUE É IMPORTANTE?

Realizar o ENADE é importante, pois, além de propiciar prestígio acadêmico, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. Além disso, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de estudantes, bem como o do curso realizado com os outros da área no estado, na região e no país. Também poderá ser um diferencial importante para o ingresso em cursos de pós-graduação e especialização. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia à conclusão do curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.

 

QUEM SERÁ AVALIADO?

Pelas normas atuais, são avaliados apenas os estudantes concluintes, ou seja, aqueles que têm expectativa de conclusão, até o final de cada ano, dos diversos cursos de graduação.

 

DATA DA PROVA E OUTRAS INFORMAÇÕES

 

As provas são aplicadas, normalmente, no mês de novembro de cada ano, observados os 3 (três) grupos para as avaliações trienais. São eles:

Grupo Verde – bacharelados da área da saúde;

Grupo Vermelho – bacharelados da área das ciências humanas e sociais; tecnólogo da área da gestão comercial. 

Grupo Azul – licenciaturas, bacharelados da área das exatas e afins; demais tecnólogos;

A responsabilidade da inscrição é da Instituição de Ensino. O estudante poderá consultar seu desempenho individual no Portal do INEP, normalmente na segunda quinzena de dezembro.  O aluno participante somente poderá sair depois de 1 (uma) hora do início efetivo da prova.

 

VISÃO INSTITUCIONAL

A UNIVERSIDADE DE ITAÚNA disponibiliza, na medida de suas possibilidades, todos os recursos necessários para que os seus alunos possam obter os melhores resultados possíveis nos Exames.